sábado, 7 de abril de 2012

Almada Negreiros


José Sobral de Almada-Negreiros (1893-1970), grande expoente do modernismo português, foi considerado um dos mais importantes construtores da temática desse período. Ator, encenador, pintor, escritor... enfim, homem das artes! Ainda hoje é lembrado!

 
"Sonhei com um país onde todos chegavam a Mestres. Começava cada qual por fazer a caneta e o aparo com que se punha à escuta do universo; em seguida, fabricava desde a matéria-prima o papel onde ia assentando as confidências que recebia diretamente do universo; depois, descia até ao fundo dos rochedos por causa da tinta negra dos chocos: gravava letra por letra o tipo com que compunha as suas palavras; e arrancava da árvore a prensa onde apertava com segurança as descobertas para irem ter com os outros. Era assim que neste país todos chegavam Mestres. Era assim que os Mestres iam escrevendo as frases que hão-de salvar a humanidade.
Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa - salvar a humanidade."
Excerto de uma obra de Almada Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário